terça-feira, 23 de outubro de 2012

Entrevista com o Dr. Fábio Henrique Fernandes ( médico veterinário )


Entrevistando   o Doutor   Fábio Henrique Fernandes médico   veterinário  , atua na clínica Clínica Qualivet   na cidade de Pirangi S.P . Pudemos aprender um bom mais sobre está   profissão tão bonita que é a medicina veterinária , além de obtermos dicas de   como cuidar  dos nossos animaizinhos de   estimação , para que eles possam viver sempre saudáveis .

Confira nossa Entrevista
1 - ( alunos 4º termo) Há quanto tempo o senhor atua nesta área ? ( Dr.Fábio H Fernandes) Atua na área de clínica e cirurgia de pequenos animais a 7 anos, sendo formado Médico Veterinário a quase 8 anos, concluindo o curso de Medicina Veterinária em 2004.
2 - ( alunos 4º termo) Por que escolheu está profissão ? ( Dr.Fábio H Fernandes) Decidi nesta escolha algum tempo depois que me mudei para o interior e também sempre ter estima aos animais, principalmente a cães e gatos, mas para escolher esta profissão não basta amar os animais, tem que também ter muita coragem pois tomamos decisões e fazemos procedimentos que requerem muitos cuidados zelando pela vida destes animais.
3 – ( alunos 4º termo) Quais as dificuldades,que o senhor mais encontra na sua profissão ? ( Dr.Fábio H Fernandes)A profissão de Médico Veterinário não é fácil, lidamos com seres que não falam oque sentem, apenas demonstram na maioria das vezes, precisamos que o dono nos passe as informações exatas sobre oque está acontecendo. Sendo que a maior dificuldade que se encontra é a omissão de informação a respeito do dono do animal, que as vezes omite oque está acontecendo ou a quanto tempo o animal está doente, isso geralmente o proprietário faz por receio que iremos oprimi-lo, ou até mesmo vergonha de ter atrasado ao levar o animal ao veterinário. Por isso recomendo a vocês que quando levarem o seu animal ao veterinário seja franco e não escondam nada dele, pois isso pode alterar a suspeita diagnóstica se tornando dificil saber oque está acontecendo com ele.
4 – ( alunos 4º termo) Quais os problemas de saúde mais frequentes, que os animais apresentam ? ( Dr.Fábio H Fernandes) Os problemas mais frequentes nos cães são as gastroenterites, que são afecções que causam vômitos e diarréias, e as dermatites, que são as afecções que acometem os pelos e a pele do animal. E nos gatos os problemas mais frequêntes são os problemas urinários e os problemas respiratórios.
5 -( alunos 4º termo) Em média , quantos animais o senhor atende por dia ? ( Dr.Fábio H Fernandes) O ultimo levantamento que fizemos em 1 ano aqui na Clínica Veterinária Qualivet Pirangi são de na média 4 consultas e uma cirurgia ao dia.
6 –( alunos 4º termo) Quais dicas o senhor poderia dar ,para as pessoas que tem animais de estimação em casa ? ( Dr.Fábio H Fernandes) Forneça alimentação apropriada de acordo com a especie de seu animal, ele deve ter um abrigo confortavel protegido do sol, da chuva e do vento, recomenda um a dois banhos ao mês para o seu cão, já os felinos são animais muito limpos e não precisam tomar banho frequentemente. Cuidados médicos, seu amigo também precisa ir ao médico. Ao desmamar, ele deve visitar o médico veterinário para desverminar e receber as vacinas. Os filhotes devem ser vacinados com 2, 3 e 4 meses de idade, e os adultos anualmente, com vacina contra a raiva e doenças próprias da espécie. Providencie a vermifugação e a vacinação do seu animal seguindo as orientações veterinárias a esse respeito. Faça atividades físicas e durante o passeio utilize sempre coleira e guia. Castre o seu animal, o animal castrado vive melhor e fica mais dócil. Todo proprietário pode levar seu animal para castração, seja ele macho ou fêmea, de raça ou não. Assim, você contribui para diminuir a superpopulação de animais na cidade.

7– ( alunos 4º termo) Animais como gato e cachorro , bem cuidados pelos seus donos podem viver em média quantos anos ? ( Dr.Fábio H Fernandes) A vida média de um cão nos centros urbanos é de 12 anos. Gatos podem viver mais. O aumento da longevidade se deve a diversos fatores, dentre eles vale citar os fatores nutricionais, genéticos, ambientais e também a assistência médica veterinária de rotina.
8 –( alunos 4º termo) O que o senhor , pensa sobre está onda de violência contra animais ? ( Dr.Fábio H Fernandes)Penso que hoje em dia existe onda de violência a qualquer ser, sendo que contra os animais considero uma covardia, sendo os animais seres sem malicia e de uma grande inocência. Prezo eu que quem pratica violência contra os animais deve ser punido com leis semelhantes ou mais rispidas usadas quando cometemos crimes. Maltratar, ferir e fazer uso indevido de algum animal é crime. 9– ( alunos 4º termo) O Doutor já fez ou faz algum tipo de trabalho,voluntário ? Já atendeu algum animal abandonado ? ( Dr.Fábio H Fernandes) Sim, já me deparei nas ruas com animais abandonados e em estado precário de saúde, alguns eu acabei doando a pessoas conhecidas e três estão hj sobre minha responsabilidade, ou seja são meus. E presto serviço em uma ONG chamada Sociedade Protetora dos Animais de Pirangi, onde cuidamos de animais abandonados e de pessoas que não tenha reais condições de pagar um veterinário com atendimento médico e castrações.
10 –( alunos 4º termo) Durante a sua carreira houve algum fato que marcou , se sim poderia compartilha-lo conosco? ( Dr.Fábio H Fernandes) Teve várias, mas a mais emocionante foi um caso de um cão de uma mulher idosa, este cão estava muito anêmico por uma donça que se chama erlichiose, bem debilitado e precisando de uma transfusão de sangue urgente, sendo que a dona não tinha condições de tratar de seu animal, pois além da falta de recurso financeiro era se preocupara com o estado do animal e dizia que ele estava sofrendo demais, e me pediu para realizar eutanasia (injeção letal) pois não suportava mais ver o animal sofrendo daquele jeito. Então entrei com este animal na minha clínica, realizei a tranfusão de sangue e um dia depois pedi para ela subir na clínica. Quando ela chegou o animal sai andando em sua direção e ela desabou a chorar e começou a rolar no chão com o seu animal já recuperado da grave anemia. Depois foi só fazer o tratamento de seu animal no seu domicilio através de antibióticos especificos para o tal problema. Tudo ocorreu bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário